sábado, 7 de maio de 2011




Elias Barbosa, dirigente da Comunhão Espírita Cristã, médico e professor da Faculdade de Medicina de Uberaba, desencarnou no dia 31 de março aos 76 anos de idade. Foi colaborador direto de Chico Xavier, que conheceu em 1955, em Pedro Leopoldo. Chico Xavier passou a visitar a terra natal de Elias Barbosa - Monte Carmelo (1956 a 1959), recebendo mensagens mediúnicas na residência da mãe de Elias, D. Myrthes Barbosa.
A partir de janeiro de 1959, quando Chico Xavier mudou-se para Uberaba, Elias passou a trabalhar com ele, nas tarefas de desobsessão, sessões públicas e organizando livros em parceria: Enxugando Lágrimas, Entre Duas Vidas, Claramente Vivos, Irmã Vera Cruz, Gabriel, e outros. Escreveu sobre a vida do médium: Presença de Chico Xavier e No Mundo de Chico Xavier.
Organizador de: Antologia dos Imortais (FEB, 1963), Trovadores do Além (FEB, 1965) e O Espírito de Cornélio Pires (FEB, 1965). Em Anuário Espírita (IDE), sempre analisou a obras de Chico Xavier. É um dos entrevistados no livro Depoimentos sobre Chico Xavier (FEB, 2010) e em Reformador (dezembro de 2010).Compareceu à palestra do presidente da FEB Nestor João Masotti, no encerramento das comemorações do Centenário de Chico Xavier em Uberaba, na Comunhão Espírita Cristã, em novembro de 2010.
Elias também foi colega de turma da dra. Marlene Nobre, atual presidente da AME-Brasil e grande amigo de Chico Xavier

A cidade de Uberaba perdeu um grande homem, o médico psiquiatra e escritor Elias Barbosa, mas seus ensinamentos e exemplos ficarão na memória daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Seu legado ficará gravado através de livros, artigos e trabalhos realizados à comunidade espírita de todo o país.
Espírita, médico e escritor Elias Barbosa
Elias Barbosa nasceu em Monte Carmelo, Minas Gerais, em 12 de julho de 1934, e foi registrado como se tivesse nascido no dia 4 de agosto do mesmo ano. Casado durante 47 anos com Cândida Flávia, teve cinco filhos, Eliana, Ricardo, Luciana, Cláudio e Renato, oito netos e dois bisnetos, Elias foi exemplo de homem, marido, pai e avô. “Só tenho elogios a ele. Foi marido exemplar e pai amoroso. Um grande companheiro para todas as horas. Foi uma pessoa íntegra em todos os sentidos, sempre ajudando a família e amigos. Era muito generoso”, destaca a esposa.
Muito conhecido por seu trabalho no Espiritismo, desde os oito anos de idade já se interessava em freqüentar o centro espírita semanalmente. Desde que aprendeu a ler, Elias Barbosa interessou-se pelos livros espíritas, e aos 15 anos de idade já havia lido todos os cinco livros básicos de Allan Kardec. Ingressou na Faculdade de Medicina em 1957 e formou-se em 1962. Sendo professor de Farmacologia e Terapêutica Experimental, na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM), e, em 1969, começou a trabalhar no Sanatório Espírita de Uberaba como médico assistente, especializando-se, a partir daí, em psiquiatria, onde atuou por mais de três décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário